ENEM 2017: Inscrições e Provas

O ENEM 2017 é um processo concorrido. Quem pretende tirar uma boa nota no ENEM 2017 tem que se preparar com certa antecedência, isso é de fundamental importância. Para caprichar nos estudos e ficar por dentro de tudo que acontecerá neste exame, vem com a gente que aqui neste post te mostramos todos os detalhes!

ENEM 2017

ENEM 2017

Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido como Enem, foi criado no ano de 1998, pelo Governo Federal. De lá para cá ele passou por significativas alterações.

Somente em 2009 que o programa começou a permitir o ingresso do candidato no ensino superior, anteriormente, o programa era usado somente para a educação básica.

“Programa Está Oferecendo Bolsas de 80% em Todos Estados do Brasil e Revolucionando Ensino Superior no País”.

Estudantes Tem Garantias de Economizar Até a Formatura, diz Diretor do QueroBolsa.

O objetivo agora é levar o jovem de baixa renda para a universidade, seja por meio de bolsas integrais ou parciais, como também através de processo seletivo, muitas vezes substituindo os Vestibulares 2017.

0

O processo seletivo é aplicado nas instituições públicas que reservam vagas de vários cursos para os candidatos do Enem poderem ingressar. Logo, quem tira uma boa nota tem uma chance considerável.

Se você tem um sonho de começar um curso superior em uma instituição renomada, mas não tem condições de arcar com as mensalidades, o primeiro passo é fazer as provas do Enem, pois, com uma boa colocação você poderá concorrer as bolsas do programa Prouni, um financiamento pelo Fies e até mesmo uma vaga nas melhores universidades públicas do país, através do Sisu.


Inscrições ENEM 2017

Ainda não fez sua inscrição ENEM 2017? O período ainda não iniciou, mas assim que ocorrer os interessados podem se inscrever através da internet. Esse é o único meio de fazer a inscrição.

Não existem atendimentos presenciais para que os candidatos se inscrevam, somente pela internet mesmo. Acessando o site oficial do Enem você tem acesso ao recurso.

0

Para não ocorrer nenhum problema e você fazer sua inscrição com sucesso, confira nosso passo a passo com todas as dicas e informações que você precisa saber para fazer o ENEM 2017:

Fique atento ao período de inscrições. Você pode se inscrever no Enem 2017, exclusivamente pela internet. O período de inscrição abre geralmente no mês de maio.

Para inciar sua inscrição, acesse o site do Enem, informe seu CPF e sua data de nascimento como mostra na imagem: 

Informações pessoais:

0

Ao prosseguir, preencha o cadastro com seus dados pessoais como:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Nome da mãe;
  • Raça;
  • Identidade, entre outros.

As informações cadastradas junto ao seu CPF serão automaticamente preenchidas, a partir dos dados fornecidos pela Receita Federal. O único dado que pode ser alterado é o sexo.

Caso seu nome, o nome da sua mãe ou sua data de nascimento estejam incorretos, você deve procurar a Receita Federal para corrigi-las no seu cadastro antes do término do período de inscrição.

Preencha os demais dados de acordo com o solicitado, pois são campos obrigatórios:

0

Endereço: Informe o CEP de sua residência. O sistema buscará o endereço na base dos Correios. Verifique e complemente as informações. No campo “Complemento”, você pode informar bloco, número de apartamento ou casa.

1

Contato: É importante manter os números de telefone e o endereço de e-mail para contato atualizados, porque esses são os canais de comunicação oficiais para o Enem. Informe, pelo menos, um contato telefônico (fixo ou celular).

É preciso cadastrar um endereço de e-mail ou um telefone celular para receber uma nova senha, caso necessite recuperá-la.

3

Senha

Cadastro: Após esse cadastro, você deverá criar uma senha de acesso. Você pode utilizar apenas letras e números, com diferenciação entre maiúsculas e minúsculas.

Guarde bem sua senha! Com ela, você poderá acompanhar o andamento da inscrição e os seus resultados no exame. Esta senha também será utilizada na inscrição do Sisu e do Prouni:

0

Pergunta de segurança: Cadastre uma pergunta de segurança da qual somente você saberá a resposta. Esse cadastro é importante para proteger suas informações de acessos não autorizados:

1

Recursos e Opções

Atendimento Específico e/ou especializado: Se você tiver alguma deficiência ou necessidade de atendimento específico (porque está gestante ou estuda em classe hospitalar, por exemplo), você deve assinalar a alternativa “sim” da pergunta correspondente.

É importante lembrar que o participante deve dispor de laudo médico que comprove a deficiência ou a condição que motiva a solicitação.

Para solicitar atendimento específico o candidato deve ter:

  • Deficiência auditiva
  • Baixa visão
  • Autismo
  • Déficit de atenção, entre outros presentes no edital.
botao_inscrevase_vermelho

Para solicitar atendimento especializado:

  • Gestantes
  • Lactante
  • Em situação hospitalar
  • Guardador de sábado por convicção religiosa.

Se você não precisa de auxílio ou recurso para realizar as provas do Enem, marque a opção “Não necessito de nenhum recurso”.

O sistema apresentará todas as informações prestadas por você, incluindo os atendimentos solicitados. Leia atentamente o formulário antes de dar continuidade ao próximo passo e, se preciso, faça correções:

2

Língua Estrangeira e Local de Prova: O próximo passo é a escolha da Língua Estrangeira, você deve optar entre inglês ou espanhol. Também indique o local que você pretende realizar as provas. 

Após colocar sua opção, confirme na janela que irá aparecer e confirme se as opções estão corretas:

1

Situação Escolar

Agora é a hora de informar sua situação escolar. Responda os tópicos na modalidade que você se encaixa ou se deseja usar  o Enem como certificação escolar:

0

Confira as informações prestadas sobre a conclusão do ensino médio e as opções para certificação (quando for o caso). Confirme os dados antes de continuar:

0

Dados Socioeconômicos

O questionário socioeconômico do Enem deverá ser respondido atentamente. Todas as questões são obrigatórias. Não há respostas certas ou erradas. As informações obtidas com esse questionário serão utilizadas para a elaboração de estatísticas e de estudos sobre a educação brasileira. As informações serão mantidas sob sigilo.

0

Conclusão da Inscrição

Você já está chegando ao fim do seu cadastro para a inscrição. Nesta página você encontra as opções para concluir sua inscrição. Nela, você pode gerar GRU ou declarar carência para isenção da taxa de inscrição.

Caso você gere a GRU, é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido em edital, para que sua inscrição seja confirmada. A taxa de inscrição cobrada no último Enem, foi de R$68. 

0

Isenção de Taxa: Caso você não tenha condições de pagar, há a opção de “solicitar a isenção de taxa”. Pode solicitar esta isenção:

  • Concluintes do Ensino Médio matriculados em escola da rede pública
  • Membro de família de baixa renda

Cartão de Confirmação

O cartão de confirmação de inscrição estará disponível para impressão na Página do Participante, com as seguintes informações:

  • Número de inscrição;
  • Data, hora e local de realização das provas;
  • Indicação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico, devidamente solicitado no ato da inscrição, quando for o caso;
  • Opção de língua estrangeira; e
  • Solicitação de certificação, quando for o caso.

Cartão de Confirmação: Para obter o cartão, o participante deve acessar o endereço eletrônico da Página do Participante. É preciso informar CPF e senha para acessar, como mostra na imagem a seguir:

0

Na Página do Participante, é possível gerar um boleto (GRU) para que você efetue o pagamento da taxa de inscrição do Enem, caso você não tenha pago ainda. E se você também deseja solicitar a isenção ou saber se sua solicitação de isenção foi confirmada, acesse a Página do Participante que você encontrará tudo lá.

Caso você tenha esquecido a senha, clique na opção “esqueci minha senha” como mostra na imagem a cima, para cadastrar uma nova. 


Provas ENEM 2017

As provas Enem 2017 tem previsão para ocorrer no final do segundo semestre, assim como ocorreu nas etapas anteriores, mas as datas exatas ainda não foram divulgadas.test-results

No mês de outubro é onde as provas são aplicadas, porém, as datas exatas para o processo de 2017 ainda não foram divulgadas, dentro em breve o programa disponibiliza maiores informações.

Enquanto isso, siga os seus estudos por que será necessário muito preparo para que você consiga ter um ótimo resultado na prova. Estude por meio de bons materiais e procure resolver as questões anteriores das provas para saber como os assuntos são cobrados.

Na edição anterior, as provas ocorreram no dia 5/11 e 6/11, sábado e domingo, respectivamente. Para a edição de 2017, as datas ainda não foram publicadas, mas dentro em breve serão e quando isso ocorrer iremos atualizar as informações para que vocês possam ficar por dentro dos detalhes desse exame.

Dias de provas e disciplinas:

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

No sábado é feita a prova das disciplinas de:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

E no domingo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
  • Redação e;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

Cartilha de Redação

Para o ano de 2016, o Inep preparou a Cartilha do Participante na Redação do Enem, como todas as competências exigidas pelo exame, que são:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para acessar o manual com todas as dicas fundamentais para uma boa redação, clique aqui.

No Edital, você encontra todas as disciplinas cobradas no exame, bem como todas as especificações. O edital do Enem 2017 ainda não foi divulgado, mas você pode acessar o edital do último exame, pois as questões cobradas são as mesmas:


Fiscal Enem 2017

Para se candidatar para ser fiscal no Enem, você tem 2 opções. É possível fazer inscrição para fiscal do Enem via internet, nos sites de duas instituições que auxiliam o Inep na realização do Exame ou presencialmente:policeman

Internet: Fundação CESGRANRIO (Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio) e o CESPE/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos).

Presencial: nas instituições de ensino que recebem o Enem. 

A remuneração varia de acordo com cada função exercida. O valor pago pelo serviço prestado fica entre R$140 a R$230, em média. 


Curso Superior com Nota do Enem 2017

O resultado Enem é a porta de entrada para várias instituições de ensino, sejam públicas ou privadas. female-graduate-student

Com a nota do Enem você pode ingressar no curso superior através dos seguintes meios:

Fies

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados faculdades privadas. 

Prouni

O Programa Universidade para Todos, organizado pelo MEC, concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específicas.

Sisu

Se você deseja fazer um curso em instituições públicas, este é o meio para que você possa ingressar em uma faculdade. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu). usa sua nota do Enem como item de classificação para cursos ofertados pelas instituições. 

Ingresso na faculdade particular pelo Enem

Na maioria das faculdades particulares, você tem a opção de ingressar sem precisar fazer o vestibular da instituição. Dependendo da sua nota, você poderá ser aprovado para entrar diretamente no curso em que você deseja. 

Como você Avalia esse Artigo?

"Programa Revolucionário Oferece Bolsas de Estudos de 80% em Todos os Estados do Brasil e Revoluciona Ensino Superior"

Estudantes tem garantias de economizarem até se formar.

No Responses to “ENEM 2017: Inscrições e Provas”

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *